Garganta inflamada: por que acontece e o que fazer? - Geolab (2022)

Garganta inflamada: por que acontece e o que fazer?

São raras as pessoas que desconhecem o que é ter garganta inflamada. E dentre aquelas que sofrem com com esse acometimento, a maioria está vivenciando um processo inflamatório causado por uma série de fatores, que vão desde o excesso do uso da voz até infecções por vírus e bactérias.

Acompanhe esse artigo para descobrir o que pode provocar as cruéis inflamações de garganta, que podem sim serem inofensivas, para que também podem evoluir para problemas mais sérios de saúde.

O que é a inflamação da garganta?

Antes de mais nada é importante saber o que é uma inflamação.

Esse processo é simplesmente uma resposta do nosso corpo, que ao verificar a existência de um agente invasor – como um vírus, uma bactéria ou qualquer outro corpo estranho que tenha causado alergias, irritações ou feridas – faz com que o sistema imunológico reaja, expandindo os vasos sanguíneos da região afetada, para com isso, facilitar o transporte de fluidos e células que vão combater os microorganismos.

Em decorrência desse processo de alteração do metabolismo, notamos um inchaço e dor na região que ficará avermelhada e quente.

Garganta inflamada: por que acontece e o que fazer? - Geolab (1)

Mas, uma reação alérgica pode também desencadear uma inflamação da garganta, com coceira e irritação no local. Da mesma forma, basta usar a voz em excesso para lesionar as cordas vocais e provocar também um processo inflamatório, que nesse caso, viŕa acompanhado com rouquidão, pigarro e perda temporária da voz.

A velha dúvida entre garganta inflamada ou garganta infeccionada

Já sabemos o que é uma inflamação, mas o que seria uma infecção? Em termos gerais, uma infecção é uma invasão do nosso corpo por microorganismos como vírus, bactéria, fungos e parasitas, que entram e se proliferam com rapidez.

Então, a infecção é a doença causada por um microorganismo invasor e a inflamação é o processo do sistema imunológico para combater esse corpo invasor e reparar os danos que foram causados ao corpo.

O que causa a inflamação da garganta?

A garganta inflamada acontece quando essas condições de infecção e inflamação estão nas estruturas da amígdala, faringe e laringe, podemos atingir somente uma dessas estruturas ou todas elas.

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

A inflamação da garganta pode se manifestar em pessoas de qualquer idade.

Principais sintomas da garganta inflamada

Das doenças comuns e rotineiras, a garganta inflamada é uma das que provoca maior desconforto e a intensidade dos sintomas varia conforme a gravidade do processo inflamatório.

Os sintomas mais comuns são a dor constante na garganta, dificuldade e dor na hora de engolir, inchaço, rouquidão, sensação de garganta arranhando, tosse e formação de pus nas amígdalas.

Quando há de fato uma infecção, a febre, dores de cabeça e dores no corpo podem ser registradas.

A importância de seguir um tratamento adequado

Apesar de ser um incômodo, a inflamação da garganta pode ter origem inofensiva como a secura do tempo, por exemplo. E, nesse caso, a hidratação já resolve o problema.

Mas quando há infecção, é preciso atenção, afinal doenças como sarampo, coqueluche e difteria, problemas de tumores na boca e/ou garganta podem provocar garganta inflamada. Nesses casos, a avaliação médica é imprescindível.

Garganta inflamada: por que acontece e o que fazer? - Geolab (2)

A inflamação da garganta é um sintoma e o tratamento deve ser escolhido conforme aquilo que a provocou: nas gripes e resfriados, a tendência é a melhora com o uso apenas de antiinflamatórios e analgésicos. Já quando ocorre a amigdalite, faringite e a laringite é preciso administrar antibióticos.

Diferença entre faringite, laringite e amigdalite

Sabemos que a garganta é formada por algumas regiões, e que elas estão sujeitas à infecção e inflamação. O que talvez você não saiba é a diferença entre elas.

A faringe, por exemplo, é a região da garganta que faz a ligação entre a boca e o nariz. A faringite então é a inflamação mais comum, já que os vírus, como o da gripe, adentram o organismo pelas vias aéreas superiores. Além dos microorganismos, a poeira, a fumaça de cigarro, o refluxo gastroesofágico e a imunidade baixa podem resultar em uma faringite.

Os sintomas são dificuldade de engolir, garganta seca e coceira. Febre e dor de ouvido também podem aparecer. O tratamento ocorre com analgésicos, anti inflamatório e hidratação. Se for faringite bacteriana, o uso do antibiótico se faz necessário.

Já a laringe é aquela região onde se encontram as cordas vocais. A laringite é uma infecção que pode ser aguda ou crônica, muitas vezes provocada por patógenos (vírus e bactérias), uso excessivo da voz, refluxo, lesões ou tumores nas cordas vocais.

O tratamento é o mesmo da faringite, mas também aconselha-se o repouso das cordas vocais e tratamento digestivo no caso do refluxo. Em casos extremos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

A amígdala são aquelas bolinhas que ficam na boca, no fundo da garganta, e a infecção dessa parte está muito relacionada com imunidade baixa, vírus e bactérias.

Extremamente comum em crianças, a amigdalite causa febre, perda de apetite, calafrios, nódulos linfáticos no pescoço, inchaço, vermelhidão local, pus, enjoo e mal estar.

O tratamento é realizado como na faringite, com a adição de gargarejos e quando muito reincidente com a retirada das amígdalas em uma cirurgia simples.

Como aliviar os sintomas da garganta inflamada?

Alguns remédios caseiros auxiliam a aliviar os sintomas da garganta inflamada, mas só devem ser utilizados se não houver presença de pus ou febre – que são os principais sintomas de uma infecção – que nesse caso, deve contar com tratamento mais adequado e medicamentoso.

Em primeiro lugar, tente um gargarejo com água morna e sal, que ajuda visto que o sal possui propriedades antimicrobianas. A solução deve ser preparada adicionando uma colher de sopa de sal em um copo de água morna, e o gargarejo deve ser feito três vezes ao dia.

O chá de limão com mel e gengibre é outro ótimo remédio caseiro, já que possui propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e por ser rico em vitamina C, fortalece as defesas naturais do organismo.

Garganta inflamada: por que acontece e o que fazer? - Geolab (3)

Para fazer o chá acrescente a 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.

No caso dos chás de malva, sálvia e altera, as propriedades são anti inflamatórias e lubrificadoras, o que é muito bom em casos de faringite. Para fazer adicione 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixe repousar por 15 minutos e coe e tome várias vezes ao dia.

A alimentação durante um processo inflamatório-infeccioso é importante para dar ao corpo a energia para lutar: No caso da garganta inflamada, deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas, e evitar beber alimentos muito gelados ou muito quentes.

E se não passar? O que devo fazer?

Quando nada disso resolver ou se os sintomas piorarem – dor muito forte por mais de três dias e acompanhada de febre – os remédios de farmácia devem ser usados e para tanto, deve-se consultar um clínico geral.

Provavelmente seu médico irá receitar o uso de antiinflamatórios como o ibuprofeno ou naproxeno, que diminuem a inflamação e aliviam a dor e a dificuldade de engolir.

Os analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona também são imprescindíveis, já que acalmam a sensação de dor e são mais usados quando não existe inflamação visível; Por fim, antibióticos como amoxicilina com clavulanato são usados quando existe pus e bactérias.

Entretanto, lembre-se que remédios não devem ser utilizados sem indicação médica e também não devem ser substituídos pelos remédios naturais, já que estes últimos devem ser apenas suplementos.

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Rueben Jacobs

Last Updated: 09/13/2022

Views: 6250

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rueben Jacobs

Birthday: 1999-03-14

Address: 951 Caterina Walk, Schambergerside, CA 67667-0896

Phone: +6881806848632

Job: Internal Education Planner

Hobby: Candle making, Cabaret, Poi, Gambling, Rock climbing, Wood carving, Computer programming

Introduction: My name is Rueben Jacobs, I am a cooperative, beautiful, kind, comfortable, glamorous, open, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.