Chá para dor de garganta funciona? Confira 10 receitas caseiras! (2022)

A inflamação da garganta é um problema comum que causa grandes incômodos como dor, dificuldade ao engolir, coceira e irritação. Existem algumas receitas caseiras que, quando aliadas ao tratamento adequado, podem ajudar no alívio desses sintomas.

O chá para dor de garganta é um tratamento caseiro muito utilizado, que pode ser preparado com diversos ingredientes com ação anti-inflamatória, analgésica e muito mais. Separamos algumas dicas para aliviar a sua dor de garganta ao longo do texto. Continue lendo para conferir!

O que é bom para aliviar a dor de garganta?

O primeiro passo para aliviar a dor de garganta é descobrir a sua causa. Por isso, o chá para dor de garganta ou remédio caseiro não deve substituir a consulta com um médico e um tratamento adequado. O caso merece ainda mais atenção quando a dor de garganta está associada a outros sintomas como febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros.

Como fazer um chá para dor de garganta?

Alguns chás e remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas da garganta inflamada, como a dor e dificuldade para engolir. É importante também manter uma alimentação saudável e hidratação, ingerindo bastante água ao longo do dia. O chá para dor de garganta deve ser usado para complementar o tratamento indicado pelo seu médico.

Alguns dos chás e tratamentos caseiros mais usados para o alívio de sintomas são:

1. Gargarejo de água morna e sal

O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

O catarro é atraído pelo sódio, diminuindo assim o seu acúmulo e aliviando os sintomas da inflamação. Além disso, a solução tem efeito antisséptico. Para preparar o remédio caseiro para dor de garganta é muito simples, basta adicionar ½ colher (chá) de sal em ½ copo de água morna e fazer o gargarejo.

2. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz rica em nutrientes e que tem diversas vantagens para o nosso organismo. Seu principal ativo é chamado de gingerol, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e termogênica. Segue o passo a passo para preparar o chá para dor de garganta com gengibre:

  • Fatie o gengibre em rodelas bem finas;
  • Leve ao fogo 600 ml de água;
  • Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o gengibre fatiado;
  • Feche o recipiente e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Sirva em seguida.

3. Gargarejo de casca de romã

O chá de romã é rico em antioxidantes flavonoides, que combatem os radicais livres. Quando em excesso no nosso corpo, os radicais livres podem ser responsáveis pelo aparecimentos de doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Além disso, o chá de romã é muito utilizado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar incômodos que a dor de garganta causa. Para fazer a receita caseira para dor de garganta com casca de romã:

  • Leve ao fogo 500 ml de água;
  • Adicione 2 colheres (sopa) de casca de romã;
  • Deixe por 5 minutos assim que levantar fervura;
  • Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe por mais 5 minutos;
  • Depois é só coar, verificar se a temperatura está agradável e fazer o gargarejo!

4. Chá de maçã com canela

Uma bebida saborosa e muito benéfica para a saúde, o chá de maçã é rico em fibras e polifenóis, que são micronutrientes que atuam como antioxidantes. A fruta também ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunológico, protegendo de infecções virais e bacterianas.

A maçã é conhecida por sua função adstringente, que auxilia na "limpeza" da garganta e melhora a ressonância da voz. Se estiver com rouquidão e dor de garganta, você pode comer a fruta e também preparar um delicioso chá, já que bebidas quentes melhoram a sensação de dor.

Para deixar o chá para dor de garganta ainda mais saboroso, adicionar a canela é uma ótima opção. Veja abaixo:

  • Com as maçãs limpas e secas, corte-as e retire o miolo;
  • Leve ao fogo as maçãs cortadas em uma panela e acrescente canela em pau;
  • Adicione 1 litro de água e deixe até a água levantar fervura;
  • Deixe em fogo baixo até o líquido reduzir pela metade;
  • Desligue o fogo e coe o líquido;
  • Sirva em seguida.

5. Chá de hortelã

O chá de hortelã é uma bebida muito usada para fins terapêuticos, por causa de sua ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória. Ele também ajuda a melhorar problemas digestivos, dores de cabeça e cólicas menstruais. Todos esses seus benefícios podem ajudar no alívio dos sintomas de dor garganta.

É importante ressaltar que o hortelã não é indicado para mulheres grávidas, que estejam amamentando, pessoas com hérnia de hiato, refluxo gástrico e crianças menores de 5 anos. Caso tenha algum problema de saúde, consulte sempre o seu médico antes de consumir qualquer chá para fim medicinal.

Para preparar o seu chá de hortelã, leve ao fogo 1 xícara (chá) de água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione algumas folhas frescas de hortelã. Abafe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, basta coar e servir.

6. Chá de limão com mel

O chá para dor de garganta de limão com mel é um dos mais usados para o alívio de sintomas. O mel tem propriedade antisséptica, antioxidante, expectorante e pode atuar acalmando as vias respiratórias. Já o limão, é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e também tem propriedade antioxidante.

Para preparar essa receita caseira para dor de garganta:

  • Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água
  • Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione o suco de 1 limão, 1 colher (chá) de mel e tampe o recipiente.
  • Aguarde cerca de 3 minutos e sirva em seguida.

7. Chá de gengibre, limão e mel

O chá de gengibre, limão e mel é a união de todos os benefícios desses alimentos que citamos anteriormente. Muito saboroso e nutritivo, esse é um chá para dor de garganta que ajuda a aliviar a dor e desconfortos. Confira abaixo como preparar:

  • Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos.
  • Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos.
  • Coe o chá e sirva.

8. Chá de alho

Os benefícios do alho vão muito além de temperar e deixar a comida mais saborosa. Ele tem ação antibacteriana, ajuda na diminuição do colesterol e regula a pressão arterial. A alicina é a substância responsável por esses benefícios e pelo aroma marcante do alho quando amassado.

Para aproveitar todas essas vantagens, a melhor forma de se comer o alho é quando ele está cru. Sabemos o quanto isso pode ser difícil para algumas pessoas, já que o seu sabor não agrada todos os paladares. Por isso, o chá de alho pode facilitar nesse momento.

A melhor preparação do chá para não perder a substância alicina é:

  • Fatie 3 dentes de alho e adicione em uma xícara de chá;
  • Acrescente 250 ml de água quente por cima e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.

9. Chá de camomila

A camomila é uma planta medicinal utilizada para aliviar o estresse, insônia e ansiedade, por causa do seu efeito calmante. Por conta disso, o chá de camomila causa uma sensação de conforto e acalma os sintomas da dor de garganta. A sua preparação é bem simples:

  • Adicione 250 ml de água quente em 1 colher (chá) de flores secas da camomila;
  • Tampe e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos;
  • Coe e sirva.

10. Chá de noz-moscada

A noz-moscada tem propriedade antibacteriana, ansiolítica, afrodisíaca, aumenta a imunidade e alivia cólica menstrual e intestinal. Mas para preparar o chá de noz moscada, é necessário se atentar à quantidade correta.

O uso em excesso pode causar alucinações e intoxicação. Além disso, mulheres grávidas, que estão amamentando ou crianças menores de 5 anos não devem fazer o uso do chá de noz-moscada.

  • Adicione uma pitada de noz-moscada moída na hora em 200 ml de água fervente;
  • Abafe por 5 minutos, coe e sirva em seguida.

O que pode provocar dor de garganta?

São diversos os fatores que podem causar desconforto na garganta. Os principais sintomas são a vermelhidão do local, inchaço, coceira e dor. Geralmente, o tratamento medicamentoso é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Entre as principais causas da dor de garganta estão:

  • Infecções virais, como gripe, resfriado, amigdalite e COVID-19;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias;
  • Refluxo gastroesofágico
  • Tabagismo;
  • Uso excessivo da voz.

Portanto, o uso do chá para dor de garganta e receitas caseiras podem ser grandes aliados ao tratamento indicado pelo seu médico. Também é importante beber bastante água e manter uma boa alimentação para que o seu sistema imunológico funcione corretamente.

Essas dicas foram úteis para você? Confira outras dicas sobre saúde e bem-estar no Blog Bem Panvel.

Compartilhe

Conheça mais sobreEquipe Panvel.

Deixe um comentário

Leia também

10 protetores mais indicados por dermatologistas

23/11/2022 |

10 min. de leitura

Quais os tipos de vitaminas? Confira aqui a diferença entre elas!

20/11/2022 |

4 min. de leitura

Altas temperaturas: conheça as medidas para evitar a proliferação dos mosquitos

18/11/2022 |

3 min. de leitura

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Duane Harber

Last Updated: 10/31/2022

Views: 6278

Rating: 4 / 5 (51 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duane Harber

Birthday: 1999-10-17

Address: Apt. 404 9899 Magnolia Roads, Port Royceville, ID 78186

Phone: +186911129794335

Job: Human Hospitality Planner

Hobby: Listening to music, Orienteering, Knapping, Dance, Mountain biking, Fishing, Pottery

Introduction: My name is Duane Harber, I am a modern, clever, handsome, fair, agreeable, inexpensive, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.